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Splendour of the 
Seas volta ao Brasil  
 
O Splendour of the Seas volta ao Brasil para a temporada 2007-2008 de cruzeiros 
marítimos, com saídas a partir de Santos. A Argentina também será contemplada 
com cruzeiros que vão de Buenos Aires a Valparaiso. Ao todo serão 12 saídas, 
mais as viagens transatlânticas. O anúncio foi feito oficialmente por Maria 
Sastre, vice-presidente da Royal Caribbean para AL e Ásia, que esteve no Brasil.
 
  
	
		
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		Roteiros em formato pdf   
		
		Tarifário 
		em formato pdf  | 
	 
	
		
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				| Data | 
				 Roteiro | 
			 
			
				13/01 
				14/01 
				15/01 
				16/01 
				17/01 
				18/01 
				19/01 | 
				Santos 
				Navegando 
				Búzios 
				Cabo Frio 
				Parati 
				Ilhabela 
				Santos | 
			 
			
				27/01 
				28/01 
				29/01 
				30/01 
				31/01 
				01/01 
				02/01 | 
				Santos 
				Navegando 
				Búzios 
				Cabo Frio 
				Parati 
				Ilhabela 
				Santos | 
			 
		 
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A Royal Caribbean e a Sun & Sea, representante da 
companhia no país, resolveram assumir pelo menos uma temporada do Splendour of 
the Seas por aqui, o que é uma mostra de confiança no mercado nacional e nos 
esforços para o incremento do turismo. Até 2007, as empresas esperam que as 
negociações com autoridades brasileiras avancem para permitir que a operação 
continue nas próximas temporadas.  
 
O Splendour of the Seas, considerado um marco para o setor de cruzeiros 
marítimos no Brasil, foi o primeiro (e único) navio da Royal Caribbean a fazer 
viagens regulares pelo país durante duas temporadas seguidas (2000/2001 e 
2001/2002). Em cada uma delas, a companhia movimentou cerca de R$ 22,3 milhões 
entre publicidade, taxas portuárias e contratação de pessoal para apoio nos 
embarques/desembarques. Foram também repassados mais de R$ 10 milhões para os 
agentes de viagens e, além disso, passageiros e tripulantes movimentaram a 
economia das cidades visitadas num montante estimado em mais de R$ 69 milhões.
 
 
Mas tudo isso não foi o bastante para o Brasil ‘ segurar' a Royal Caribbean por 
aqui - entraves burocráticos e legislativos fizeram a empresa se voltar para 
outros destinos a partir de 2003. A Normativa 66, criada para regulamentar o 
trabalho nos navios, foi alterada recentemente para exigir que no mínimo um 
terço dos tripulantes sejam brasileiros, a partir de 31 dias de operação da 
embarcação no país. Antes, a mesma regra determinava que 25% dos funcionários 
deveriam ser nacionais, a partir de 91 dias de operação. “Não há nenhum outro 
país no mundo que imponha condutas do gênero. Além disso, desde 2000 a falta de 
clareza da legislação de cabotagem também é um forte entrave”, diz Eduardo 
Nascimento , diretor geral da Sun & Sea.  
 
No entanto, com a constatação do crescimento de mais de 500 % do mercado de 
cruzeiros no país desde a primeira vinda do Splendour e a expectativa real de 
mudança de algumas regras até 2007, a Royal Caribbean resolveu insistir. “Hoje o 
setor está muito mais organizado, a fundação da Associação Brasileira dos 
Representantes de Empresas Marítimas, a ABREMAR, é prova disso. Estamos também 
nos movimentando para a criação de um curso preparatório para funcionários de 
navios, para que se crie mão-de-obra suficiente, o que ainda não há”, continua 
Nascimento.  
 
“Com a extensão de seu litoral, as boas condições meteorológicas (diferente do 
Caribe e Ásia) e as indiscutíveis belezas naturais e culturais, o Brasil tem 
potencial para ser um dos destinos mais atraentes e procurados pelas grandes 
companhias de cruzeiros do mundo”, afirma Maria Sastre. “Os impactos econômicos 
totais da atividade dos cruzeiros marítimos na temporada 2005/2006 no país 
geraram R$ 245,6 milhões de renda e a criação de 14,1 mil empregos*. Vale a pena 
insistir para colocar o Brasil definitivamente no mapa dos grandes investimentos 
da indústria de cruzeiros.” , completa Eduardo Nascimento.  
 
* Fonte: Fipe-Usp  
 
Inesquecível  
O Splendour of the Seas continua presente na memória dos que o conheceram. O 
navio, um dos mais luxuosos que passaram por aqui, foi eleito por 4 anos 
seguidos o melhor navio de cruzeiros pelos leitores da Viagem & Turismo, uma das 
mais importantes revistas especializadas em turismo do país. Isso apesar de 
estar longe da costa brasileira há anos. Confira alguns dados do Splendour, que 
passou por revitalizações importantes e oferece ainda mais atrações:  
 
Destaques  
 
-Parede de escalada a 61 
metros acima do mar (veja fotos exclusivas) 
- Mini campo de golfe com 18 buracos  
-Pista de cooper 
- Academia e spa completos 
- Piscina coberta 
- Piscina ao ar livre 
- 4 jacuzzis 
- Solarium com teto solar 
- Bares temáticos 
- Salões de jantar com paredes de vidro  
-Lounges 
- Cassino 
- Centro de convenções 
- Teatro para 800 pessoas 
- Perfumarias, butiques e outras lojas 
- Clube para crianças e adolescentes  
 
Ficha técnica 
Comprimento: 268 m 
Largura: 32 m 
Tonelagem: 70.000 
Velocidade: 24 nós 
Capacidade: 2.076 hóspedes 
Cabines: 902, sendo que 40% das suítes externas possuem varandas 
Tripulação: 723 profissionais 
Madrinha: : Lisa Wilhelmsen, batismo em 1996 
Bandeira: Noruega 
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