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A empresa
Costa Crociere S.p.A. é uma sociedade italiana com sede em Genova. As marcas
AIDA Cruises e Costa Crociere pertencem à Costa Crociere S.p.A., totalizando 15
navios em atividade e 8 em fase de construção. Todos os navios são de bandeira
italiana e navegam pelas regiões do Mediterrâneo, Norte Europeu, Caribe, América
do Sul e Central, Emirados Árabes e Extremo Oriente.
AIDA CRUISES, com 233.000 hóspedes em 2005, é a companhia líder de cruzeiros no
mercado alemão. Os navios da AIDA atualmente em serviço são 4: AIDAcara,
AIDAvita, AIDAaura, AIDAblu, com capacidade total de aproximadamente 5.400
hóspedes (base ocupação cabina dupla). Outros 4 navios, com capacidade
individual para 2.050 hóspedes, estão encomendados com a Meyer Werft no
estaleiro na Alemanha e entrarão em serviço na primavera de 2007, 2008, 2009 e
2010. Os navios da AIDA são comercializados nos países de língua alemã, e se
distinguem pelo estilo jovem e pelo serviço informal. (www.aida.de)
COSTA CRUZEIROS é a primeira companhia de cruzeiros da Europa - onde é líder na
Itália, França, Espanha, Suiça - e na América do Sul. A Costa reúne mais de 50
anos de tradição em férias a bordo de seus navios, sendo a primeira companhia
internacional autorizada a navegar na China, partindo de portos chineses.
Costa orgulha-se do fato de possuir a maior e mais moderna frota de todas as
companhias européias: 11 navios com capacidade para 20.200 hóspedes em cabines
de dupla ocupação, incluindo o novo Costa Concordia, em atividade a partir de
julho de 2006.
Em 2005, a Costa Crociere atingiu um total aproximado de 870.000 hóspedes
(+19%), correspondendo a 6.580.000 passageiros/dia (+18%). Isso representa um
resultado recorde para a companhia e para a indústria de cruzeiros européia. A
taxa de ocupação ficou em torno de 105%.
Costa Cruzeiros está certificada pela RINA com o B.E.S.T. 4 (Business Excellence
Sustainable Task), sistema articulado de certificação voluntária que atesta o
adequamento aos melhores padrões internacionais em matéria de responsabilidade
social (SA 8000, de 2001), ambiente (UNI em ISO 14001, de 1996, segurança (OHSAS
18001 de 1999) e qualidade (UNI em ISO 9001, de 2000).
Costa Cruzeiros é a primeira companhia do mundo a ter recebido pela frota
inteira a "Green Star" do RINA, importante reconhecimento em respeito aos
padrões ambientais. Com a assinatura da marca "Green Star" o RINA certificou que
os navios Costa não trazem danos ao ambiente e contribuem para manter limpo o ar
e o mar onde estão operando. A indicação "Green Star" de fato, está em
conformidade aos mais altos padrões em matéria de proteção ambiental para a
prevenção da poluição do ar e do mar, e também em confirmadade com as normas
internacionais vigentes da Marpol.
A partir de Julho de 2005 a Costa Crociere está vinculada ao WWF para tutelar
três ecosistemas marinhos mais preciosos e ameaçados do mundo: as áreas do Mar
Mediterraneo, das Grandes Antilhas e do Brasil norte-oriental. O objetivo comum
desta parceria será a proteção e a defesa do mar. A Costa Crociere está de fato
empenhada em uma ação de formação e educação em cada hóspede presente a bordodos
seus navios. Além disto a Costa Crociere e os seus hóspedes darão a sua
contribuição econômica para sustentar as intervenções da WWF nos três
ecosistemas marinhos.
A Costa Cruzeiros é uma empresa internacional com escritórios em 27 cidades em
15 países diferentes: Gênova, Milão, Roma, Pádua, Turim, Nápoles, Palermo,
Bolonha, Bari, Paris, Madri, Barcelona, Londres, Frankfurt, Rostock, Linz,
Zurique, Bruxelas, Miami, Cidade do México, Buenos Aires, São Paulo, Rio de
Janeiro, Manila, La Romana (República Dominicana), Hong Kong e Xangai.
A empresa conta com um "staff" jovem e internacional: 70% dos seus funcionários,
além de 13.000 dependentes, dos quais além de 12.000 embarcados e 1.000 pessoal
de terra, tem menos de 40 anos e provenientes de 80 países diferentes.
98% dos clientes declaram-se satisfeitos com os serviços da Costa em 2005.
As agências de viagem que colaboram com a Costa Cruzeiros são 24.000 só na
Europa inteira.
Em 2000, a Costa Cruzeiros iniciou um programa de ampliação de sua frota, com um
investimento em torno de 4.5 bilhões de euros para um período de 11 anos:
- Julho de 2000 marcou a inauguração do Costa Atlantica (2.114 hóspedes em
cabines de dupla ocupação), construído no estaleiro Finnish Kvaerner Masa Yards;
- em abril de 2002, foi a vez do Costa Europa ser inaugurado (1.488 hóspedes em
cabines de dupla ocupação);
- em 22 de maio 2003, foi entregue à companhia o Costa Mediterranea, gêmeo do
Costa Atlantica;
- em 14 de novembro 2003, foi entregue o Costa Fortuna, o primeiro dos dois
navios de 102.600 toneladas, cada um com capacidade de 2.702 hóspedes em leitos
baixos, em concessão ao Fincantieri de Genova Sestri Ponente;
- em 29 outubro 2004 foi entregue o Costa Magica, gêmeo do Costa Fortuna;
- em julho de 2006 será inaugurado o Costa Concordia, um novo navio com 112.000
toneladas e capacidade para 3000 hóspedes em cabines de dupla ocupação. Foi o
primeiro dos navios trigêmeos construídos no estaleiro Fincantieri, em Sestri
Ponente, Gênova;
- em maio de 2007 será entregue Costa Serena o navio gêmeo do Costa Concordia. A
frota Costa será composta de 12 navios, com capacidade total de 23.200 hóspedes
(base ocupação cabina dupla);
- na primavera de 2009 será inaugurado um novo navio, de 92.700 toneladas e
capacidade para 2.260 hóspedes em cabines de dupla ocupação. O transatlântico
está sendo construído no estaleiro Fincantieri, em Marghera, sendo o primeiro de
dois navios gêmeos. Até o momento, o segundo é apenas uma opção;
- no verão de 2009 entrará ao serviço um novo navio, gémeo do Costa Concordia e
do Costa Serena. Até o final de 2009 a frota da Costa ficará com 14 navios e uma
capacidade total de cerca de 28.500 hospedes (cabines com ocupação dupla);
- no outono de 2010, se a segunda opção se concretizar, o segundo navio de
92.700 toneladas com capacidade para 2.260 hóspedes (em cabines de dupla
ocupação) deverá entrar em serviço. Após este período, a frota Costa estará
composta por 15 navios e atingirá uma capacidade total em torno de 30.800
hóspedes em cabines de dupla ocupação.
A Costa Cruzeiros é membro da conceituada "World´s Leading Cruise Lines", uma
associação das mais importantes companhias marítimas, juntamente com Carnival
Cruise Lines, Holland America Line, Cunard Line, Seabourn Cruise Line, Windstar
Cruises e Princess Cruise.
A frota
Navio Ano de
inauguração Capacidade máxima (passageiros) Tonelada Guia Berlitz -
classificação 1/5* estrelas
Costa Marina 1990 - 1.000 - 25.600 - 3
Costa Classica 1991 - 1.680 - 53.000 - 3,5
Costa Allegra 1992 - 1.000 - 28.400 - 3
Costa Romantica 1993 - 1.697 - 53.000 - 3,5
Costa Victoria 1996 - 2.394 - 75.200 - 4
Costa Atlantica 2000 - 2.680 - 85.700 - 4
Costa Europa 2002 - 1.773 - 54.800 - 3,5
Costa Mediterranea - 2003 - 2.680 - 85.700 - 4
Costa Fortuna 2003 - 3.470 - 102.600 - 4
Costa Magica 2004 - 3.470 - 102.600 - 4
Costa Concordia Julho 2006 - 3.780 - 112.000 **
Costa Serena Maio 2007 - 3.780 - 112.000 **
Nova solicitação Primavera 2009 - 2.828 - 92.700 **
Nova solicitação Verão 2009 - 3.780 - 112.000 **
Nova solicitação Outono 2010 - 2.828 - 92.700 **
* O guia "Ocean Cruising & Cruise Ships", editado por Berlitz, é um guia
exclusivo que avalia navios de cruzeiros. Editado por Douglas Ward, presidente
do "Grupo de Avaliação Marítima", traz 250 navios todos os anos,
classificando-os de uma até cinco estrelas de acordo com diferentes critérios:
Características do navio, leitos confortáveis, qualidade nas refeições,
qualidade de serviço e entretenimento, escolha de itinerários e excursões.
** Não classificado ainda.
A história
Os inícios
1854: Giacomo Costa fundou a "Giacomo Costa fu Andrea", uma pequena empresa que
atuava em pequena escala no comércio de azeite e tecidos.
A primeira metade do século XX
1924: a "Giacomo Costa fu Andrea" desenvolveu-se com a produção de azeite e
adquiriu o pequeno navio a vapor 'Ravenna' para aprovisionamento de matéria
prima.
1947: em fevereiro, com a partida do navio a vapor Maria C., que também levava
50 passageiros, a empresa inicia as atividades de transporte de passageiros.
1948: no dia 31 de março zarpou de Gênova para o Rio de Janeiro e Buenos Aires o
navio a vapor Anna C., o primeiro transatlântico da frota, com 768 passageiros.
Naquele mesmo ano a "Giacomo Costa fu Andrea" passa a chamar-se Linea "C".
A segunda metade do século XX
Década de 50: aumenta o desenvolvimento do transporte marítimo de passageiros.
As linhas regulares operadas pela "Linea C", na rota Europa - América do Sul
cresceram em numero de passageiros e novos navios. Nos anos 60 a Costa foi a
primeira empresa de navegação a oferecer cruzeiros no Caribe.
Década de 80: o grupo concentrou-se no setor dos cruzeiros. Depois de uma
radical reestruturação, em 1986 surgiu a Costa Cruzeiros S.p.A.
Década de 90: a Costa propôs um novo posicionamento de produto: o cruzeiro ao
alcance de todos. Em 1993 foi o primeiro tour operator a apresentar campanhas de
propaganda na televisão. O slogan era "Navegamos para se divertirem".
1997: Costa Cruzeiros S.p.A. é comprada, conjuntamente, pela Carnival
corporation e Airtours plc, em cotas iguais. A mudança de propriedade leva a uma
reorganização da empresa. Modificando o seu posicionamento no mercado, o "pay
off" da campanha publicitária passa a ser "Grande como o mar".
De 2000 até hoje
2000: foi lançado o Costa Atantica. A Carnival Corporation adquiriu da Airtours
a outra metade da empresa e passou a ter controlo integral da Costa Cruzeiros.
Os navios da frota da Costa voltaram a navegar sob a bandeira italiana, foi
anunciada a encomenda de um navio gêmeo do Costa Atlantica e de dois novos
navios a serem construídos em Gênova pela Fincantieri.
2001: em junho, com a entrada em serviço do Costa Tropicale, a frota passou a
ser constituída por oito navios; em novembro o Costa Riviera deixou as
operações.
2002: em abril, Costa Europa passa a integrar a frota Costa Cruzeiros. Nesse
mesmo ano, a companhia lança uma nova, criativa campanha publicitária, com um
tom irônico, cujo mote "As férias que te faltam" recebe diversos prêmios e
reconhecimentos.
2003: em abril, nasceu a Carnival Corporation & plc, o maior grupo de cruzeiros
do mundo, do qual também faz parte a Costa Cruzeiros. Em maio, foi inaugurado o
Costa Mediterranea, gêmeo do Costa Atlantica. Em novembro, entrou em serviço o
Costa Fortuna, o maior navio de passageiros da história italiana, construído
pela Fincantieri em Gênova Sestri. Foi inaugurado o Palacrociere, o novo
terminal de cruzeiros de Savona, co-financiado e administrado pela companhia..
2004: em janeiro vem anunciada a assinatura de uma carta de intenção com a
Fincantieri, para a construção de um novo navio de 112 mil toneladas. O Costa
Concórdia, que estará pronto em julho de 2006. Em novembro duas importantes
novidades para a empresa: entra em serviço o Costa Magica, gêmeo do Costa
Fortuna; Costa Crociere S.p.A. adquire a marca AIDA Cruises, empresa líder em
cruzeiros na Alemanha.
2005: em janeiro, a Costa Crociere anuncia a ordem de construção ao Fincantieri
para o navio gêmeo do Costa Concordia, nomeado Costa Serena, pronto em maio de
2007, e a transferência prevista para Outubro de 2005 do Costa Tropicale para a
marca P&O Australia. Em dezembro foi dada a ordem ao estaleiro Fincantieri
Sestri Ponente para a construção de um novo navio, gémeo do Costa Concordia e
Costa Serena, que estará pronto no verão de 2009.
2006: a Costa Cruzeiros anuncia sua expansão na Ásia e no Pacífico. Para o verão
de 2006, o Costa Allegra estará posicionado na China para os hóspedes asiáticos
e, após o inverno de 2006/2007, 2 navios do grupo, Costa Classica e AIDACara,
partirão de Dubai, enquanto o Costa Marina partirá de Singapura. Em junho a
Costa formaliza o pedido para o Fincantieri de um novo navio com 92.700
toneladas e a opção de um navio gêmeo, a serem entregues na primavera de 2009 e
no outono de 2010, respectivamente. |