|
A Última indústria feita de "Pessoas"
Por Carlo Cecchini
2nd Comissário com a Costa Cruise lines e
hoje sócio da "Cruise Solution", prestando
consultoria para várias empresas de Cruzeiros
ao redor do mundo.
|
Num mundo em que cada vez mais as máquinas substituem os homens nas mais variadas atividades, existe uma indústria moderna,
dinâmica, e com um potencial de crescimento ainda muito pouco explorado, que é baseada em grandes contigentes de recursos
humanos, prestando serviços da mais alta qualidade para grandes grupos de clientes.
Em termos de crescimento relativo, ela se posiciona entre as dez mais do mundo, e se falarmos em potencial entre as cinco
mais, perdendo apenas para as indústrias de tecnologia, como informática e telecomunicações, que, como sabemos, estão
em pleno processo de substituição de pessoas por máquinas.
Ela tem todas as condições para se transformar em estrela da nova era, que será a era dos serviços e do lazer.
Ela é a indústria dos cruzeiros marítimos, da qual tenho verdadeira honra em pertencer há exatos 19 anos.
Embora hoje tenhamos a disposição tecnologia tão ou mais avançadas nos modernos navios de passageiros que na aviação
comercial, quanto mais crescemos, mais pessoas são necessárias para nossos navios. Com os navios crescendo cada vez mais,
com a intenção de poderem competir com resorts em terra, o aumento de mão de obra é proporcinal. Os números de pessoal
necessário nos próximos dois anos chega a centenas de milhares.
A razão para que eu discorra sobre a mão de obra a bordo de navios de passageiros é que, o "nosso" departamento, o hotel de
bordo, é o responsável por 80% da tripulação de um navio de cruzeiros. O "nosso" e dito com orgulho, tem sempre uma ponta
de antagonismo com "eles", ou seja os departamentos de ponte de comando e máquinas, os quais tem diminuido em número,
proporcionalmente ao avanço da tecnologia.
Sem falsa modéstia, o hotel é o departamento mais importante em um navio. Somos responsáveis por toda a comida e a
bebida dos passageiros e da tripulação (e isso significa desde a escolha, compra, embarque, estocagem e armazenamento,
pré-preparo, cozinhar e servir 170 toneladas de viveres por semana, tão diversos como caviar e pipocas, em forma de dez
mil refeições por dia. Todo o entretenimento de bordo, (Lembrando que nos grandes navios de hoje é dada grande importância
também ao entretenimento da tripulação, não só do passageiro), que pode consistir em shows da Broadway ou em aulas de
dobraduras de guardanapos é nossa responsabilidade também. Inclua-se nesta lista todas as excursões, toda a administração
do navio em termos de dinheiro, passaportes de passageiros e tripulantes, as relações com mídia e autoridades governamentais.
Não podemos esquecer dos serviços, que a cada dia crescem em número e diversidade, a ponto de que um navio que queira
realmente conquistar e manter clientes hoje precisa fornecer, alêm dos tradicionais, lavandeira, fotôgrafos, boutique e
spa, serviços surpreendentes como; programa completo de mergulho a bordo, work shops, aulas práticas e teoricas, etc.,
pistas de patinação on line e sobre o gelo com instrutores específicos para adultos e crianças, aluguel de roupas formais,
lavanderia self-service, acesso a internet para passageiros e tripulantes, tv interativa, que permite ao passageiro adquirir
uma excursão ou participar de um quiz com prêmios através de um simples toque na tela do televisor de sua cabine, paredes de
escaladas com instrutores habilitados, lanchonete de uma das grandes redes de fast food, sem custo para os clientes, leilões
de arte com obras dos grandes mestres contemporâneos e galeria eletrônica para a aquisição de obras clássicas que estejam em
leilão em qualquer parte parte do mundo, programa completo de orientação de compras nos portos de escala com uma
consultoria especializada com dicas e roteiros de compras grátis para todos hóspedes, heliponto a bordo, não só para
excursões especiais que o requeiram, mas também para resgate rápido de passageiros em casos de emergências médicas,
campo de golf de 18 buracos, entre outros.
Estes são apenas alguns dos serviços que, entre outros tão ou mais surpreendentes que estão obrigatoriamente presentes
nos grandes navios de passageiros de hoje. E esta multiplicidade é justamente que dá a hotelaria de bordo uma das suas
principais características que, entre outras, a distingue claramente de um simples hotel de terra. Um moderno navio de
cruzeiros possui um hotel capaz de fornecer uma gama de serviços que muito poucos resorts no mundo seriam capazes de
fornecer. Nossos concorrentes são os grandes resorts de terra, embora seja difícil achar um resort de mais de 800
quartos, como é o caso de nossos navios e que, mais do que nada oferecem ao hôspede o espetáculo de assistir desfilar
pela janela de sua cabine as paisagens mais deslumbrantes do planeta, mudando de cenário a cada dia.
Nossos serviços são sempre perfeitamente pontuais, pelas próprias necessidades de turnos de trabalho da tripulação, pela
sequência ininterrupta de atividades para os hôspedes e horários de partida e chegada em portos. Isso faz com que também
tenhamos a necessidade de sermos consideravelmente mais rápidos que os serviços similares em terra.
Nada pode ser mais versátil que um navio de cruzeiros, somos obrigados a ter todo o nosso pessoal, todo o nosso material
impresso, nossa comida, usos e costumes adaptados para os mais diferentes gostos de pessoas das mais diferentes
nacionalidades. Além disso, temos a tarefa de promover a coexistencia pacífica destas nacionalidades (que podem
chegar a 4 ou 6 línguas "oficiais" a bordo) ou então mudar em menos de 24 horas de um navio voltado para o público
sul-americano para um voltado para os europeus!
Pelo fato de uma grande companhia realmente mundial navegar pelas águas do mundo, estamos sujeitos a legislações
internacionais de segurança, higiene e saúde e em certa medida, também temos as de todos os países que visitamos, o que
nos faz a hotelaria mais controlada e supervisionada do mundo.
Possuimos sem duvida a maior diversidade de origens da indústria hoteleira entre os membros de nossas tripulações, o que
nos permite ter sempre a disposição o melhor de todos os mundos, característica que quase impossível de se conseguir em
terra.
Nossa versatilidade tambem se traduz na habilidade de lidar com os imprevistos mais variados, como por exemplo do
clima; (tornados, furacões, tempestades tropicais, terremotos), políticos; (greves, revoluções, guerras, terrorismo,
golpes de estado), econômicas; (turbulências econômicas, mudanças de moeda), todos fatores que influenciam nossos
clientes, nossos empregados, nossos prestadores de serviços e até nossos itinerários.
Com todos estes desafios e obstáculos, temos o orgulho de prestar um serviço impecável 24 horas por dia, 7 dias por
semana, 365 dias por ano. Para quem toma decisão de fazer um cruzeiro marítimo, nôs do departamento de hotel damos a
certeza de encontrara centenas de profissionais totalmente dedicados a fazer de cada instante a bordo.
"Férias como nenhuma outra na terra."
|