Marco Cardoso
Há quase 20 anos trabalhando na
indústria de cruzeiros marítimos, como especialista em portos, atuou nas mais diversas e importantes companhias de cruzeiros, entre elas a
Premier Cruises, Crystal Cruises, Seabourn Cruise Line,
Disney Cruise Line e Royal Caribbean International, onde permaneceu por 10
anos, tendo visitado mais de 150 países, ocupando os mais variados cargos a
bordo e em escritórios das empresas.
Após desligar-se da Royal Caribbean, em 2002, escolheu Ilhabela como seu porto
definitivo, trocando a condição de veranista por morador. Com a vasta
experiência adquirida na área de cruzeiros, e já morando em Ilhabela, deu
continuidade à sua trajetória profissional, dedicando-se à indústria de
cruzeiros e também à sua revista virtual “Viagens de Navio”, além de prestar
consultoria a portos e municípios para desenvolvimento portuário, visando
recebimento e captação de navios de longo curso com passageiros americanos e
europeus, atuando também junto às companhias de cruzeiro no desenvolvimento de
novos itinerários.
Seu conhecimento e especialidade nessa área levaram-no a
assumir a Diretoria Municipal de Turismo, de junho de 2005 a julho de 2006,
período em que desenvolveu intenso trabalho na divulgação de Ilhabela em
diversas feiras e eventos, incluindo apresentações de Ilhabela como destino
turístico na Argentina, na Espanha, e em Miami, nos Estados Unidos, por ocasião
da feira Seatrade, que é o maior evento mundial das companhias de cruzeiros
marítimos.
O ultimo grande trabalho
de consultoria aconteceu de Setembro de 2006 a Julho de 2007 quando preparou o navio Disney
Magic da Disney Cruzeiros para sua primeira temporada Européia. Entre definir o
itinerário nos portos europeus, escolher operadores que iriam atender o navio na
Europa, definir passeios, logística e todo o treinamento dos 1000 tripulantes
que nunca tinham feito uma temporada na Europa. Um grande desafio, pois o Disney
Magic conta com 2500 passageiros em cada cruzeiro, dos quais 1000 são crianças e
nunca nenhuma companhia de cruzeiro havia feito a temporada no Mediterrâneo com
tantas crianças a bordo. Transformar passeios em Roma para o Vaticano e em
Nápoles para Pompéia atraentes para crianças e na qualidade exigida pelo
passageiro Americano foi sem duvida colossal.
O coroamento de um grande trabalho aconteceu com o anuncio da Holland América
Cruise Line em 2008 incluindo a cidade de Ilhabela em seus roteiros internacionais para passageiros Americanos e Europeus. Um premio pelos
últimos 3 anos de trabalho na
captação de navios de longo curso para o município que vive exclusivamente do
turismo.
Atualmente trabalha na MSC Cruzeiros em São Paulo, gerenciando o departamento de servicospara a América do Sul .
|